Hereditariedade Vs Meio
A hereditariedade e o meio não são realidades independentes. São dois pólos de uma realidade – o indivíduo – que interagem determinando o desenvolvimento orgânico, psicomotor, a linguagem, a inteligência, a afectividade…
INFLUÊNCIAS HEREDITÁRIAS
O património genético do indivíduo define-se na sua singularidade morfológica, fisiologia, sexual (ser homem ou mulher). Na determinação do temperamento estão as variações individuais do organismo, concretamente a constituição física e o funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino, que são em grande parte hereditários.
O estudo dos gémeos – um dos métodos usados para analisar o papel da hereditariedade – demonstrou que, na generalidade, é nas características da personalidade que a semelhança é menor, em comparação com as semelhanças físicas e intelectuais.
Nós herdamos um conjunto de genes provenientes dos nossos progenitores. Designamos por genótipo o património hereditário com que fomos dotados. Contudo, as características de um indivíduo não dependem apenas do código genético que recebem aquando da sua concepção – ele sofre a influência do meio ambiente. Designamos por fenótipo todas as características fisiológicas e psicológicas que um indivíduo apresenta. O fenótipo corresponde à “aparência” do indivíduo, ao conjunto de traços que resulta da interacção entre genótipo e o meio.
O fenótipo é o resultado da acção concertada de dois factores:
- A informação genética;
- A influência do meio;
O genótipo pode contribuir para a possibilidade de desenvolver membros longos e grande massa muscular. Contudo, a sub-nutrição ou a falta de exercício impedirão o desenvolvimento das capacidades atléticas.
MEIO SOCIAL
O meio social – família, grupos e cultura a que se pertence – desempenha um papel determinante na construção da personalidade. A personalidade forma-se num processo interactivo com os sistemas de vida que a envolvem: a família, a escola, o grupo de pares, o trabalho, a comunidade…
Uma personalidade é marcada por todo o processo de socialização em que a família, sobretudo nos primeiros anos, assume um papel muito importante, pelas características e qualidade das relações existentes e pelos estilos educativos.
O tipo de ambiente e o tipo de clima vivenciados (gratificante, hostil, violento, harmonioso) também influenciam a personalidade. As investigações ecossistémicas e antropológicas têm enriquecido o estudo da relação pessoa/contexto de vida.
Recentemente, têm sido feitas pesquisas interessantes sobre as causas sociais que estão na bas
e do stress. Investigadores que desenvolveram estudos mais alargados procuraram, para além dos factores sociais, identificar a influência, na maneira de ser e de sentir, de factores sociais, identificar a influência, na maneira de ser e de sentir, de factores geográficos e climáticos (a influência de viver em regiões desérticas, em ilhas, em zonas onde os dias são mais curtos, etc.)
Assim podemos concluir que a hereditariedade proporciona potencialidades que precisam de um meio favorável para se desenvolver. Por exemplo, as crianças selvagens criadas entre animais sem contacto humano são incapazes de andar, falar e agir como seres humanos.