Períodos Críticos

 

Os períodos críticos são caracterizados por momentos específicos da vida do bebé, onde é “aproveitado” para se fazer modificações que, futuramente irão ter repercussões na vida da criança, nem devem ser feitas demasiado cedo, nem tarde, o período crítico é no momento exacto.

Para John P. Scott o período crítico é “ um momento no qual um grande efeito pode ser produzido por uma pequena modificação das condições, contrariamente a qualquer outro período mais tardio ou precoce da vida”.

Foi realizada uma investigação com dois gémeos, Johnny e Jimmy, o primeiro foi treinado precocemente a fazer uma série de actividades, o segundo foi treinado na mesma, mas num espaço maior de tempo. O que se pode concluir deste estudo é que a experiência precoce nem sempre influencia certos comportamentos.

McGraw era uma psicóloga que estudou aprofundadamente o desenvolvimento humano, foi ela que realizou a experiência dos gémeos e que introduziu, de certa forma, o termo período óptimo ou crítico na componente do desenvolvimento humano, este ponto de vista hoje em dia ainda é considerado moderno, visto que esta experiência foi realizada à sessenta anos atrás.

A criança tem que ser “treinada” na altura certa, para podermos ”tirar proveito” do período crítico, se for cedo de mais ou tarde de mais a criança pode sofrer problemas ou prejuízos.