Desenvolvimento Físico Infantil
Quando falamos em Desenvolvimento Infantil não podemos esquecer do desenvolvimento motor cuja importância é extremamente fundamental. A criança tem que ser capaz de controlar seu próprio corpo. Disso também depende sua saúde física e mental, afinal é através do corpo que a criança brinca e ganha recursos adequados para sua sociabilidade, garantindo sua independência e ainda contribuindo para que tenha um bom conceito de si mesma.
O papel da família, escola e de todos os adultos que cuidam da criança do decorrer de seu desenvolvimento é de muita importância, pois, a estimulação precoce incentiva a adquirir destreza e reflexos.
O desenvolvimento motor é observado desde o terceiro mês de gestação, quando o feto começa a movimentar membros inferiores e superiores, acabando sensivelmente aos catorzes meses quando a criança já consegue andar sozinha
A falta de habilidades na criança é resultado de uma variedade de factores, como: estado físico, constituição somática, grau de inteligência, oportunidade para desenvolver controle muscular e incentivo para conseguir esse desenvolvimento.
Algumas causas podem ser as responsáveis pela deficiência do desenvolvimento motor, podemos citar: as de origem neurológica, deficiência no controle dos esfíncteres, problemas de parto, meio ambiente, atraso na educação de hábitos de higiene, todas essas variáveis resultam em problemas de ordem emocional podendo variar desde a timidez até alterações de conduta e formação de personalidade.